O principal investidor espera que os bilhões trancados nas forquilhas Bitcoin fluam para o BTC ou DeFi

Amá-los ou odiá-los, alguns dos maiores garfos da Bitcoin ainda têm uma capitalização de mercado nas centenas de milhões ou mesmo bilhões. Dados do CryptoSlate retratam bem esta tendência:

  • A Bitcoin Cash tem uma capitalização de mercado de 4,45 biliões de dólares.
  • Bitcoin Satoshi Vision tem uma capitalização de mercado de 3,38 bilhões de dólares.
  • Litecoin tem uma capitalização de mercado de 3,05 bilhões de dólares.
  • E muito mais…

Embora os proponentes destes projectos argumentem que têm mérito, um investidor de topo no espaço espera que o valor flua para fora destas cadeias e depois para dois mercados: Bitcoin e financiamento descentralizado.

Bitcoin e DeFi poderiam se beneficiar com a morte dos garfos

De acordo com Jason Choi, um investidor do Crypto venture and hedge fund The Spartan Group, ele atualmente não vê razão para ser investido na maioria dos garfos Bitcoin Code durante um período de longo prazo:

„Não consigo encontrar uma tese defensável para a maioria das forquilhas de $BTC (LTC, BCH, BSV) a longo prazo.“

Para ele, o valor nessas cadeias, que ele chamou de „glorificadas pedras digitais de estimação“ será lentamente sifonado ao longo do tempo para DeFi e Bitcoin. Choi atribuiu isso ao „surgimento de tokens de taxa de crescimento na DeFi“, que promovem ativos não-produtivos a serem convertidos nesses tokens para adquirir rendimento.

O comentário de Choi vem como os proponentes do Ethereum têm feito afirmações semelhantes.

Eric Conner, parte da equipe da Gnosis e um proeminente podcaster/comentador do Ethereum, publicou o seguinte tweet no dia 19 de julho.

Ele não mencionou o que quis dizer com „cadeias L1 fantasmas“, mas observou que sua capitalização de mercado acumulada soma 30 bilhões de dólares, tornando-a quase uma ordem de magnitude maior do que todas as fichas DeFi.

Spencer Noon, o chefe da DTC Capital, fez eco a este comentário.

Ele disse que o Ethereum e seus protocolos/moedas DeFi irão sugar o valor de todos os cantos da indústria da moeda criptográfica à medida que os rendimentos se tornam atraentes:

„Cryptoassets de cadeias de bloqueio que não têm expressividade (ex: Bitcoin) ou ecossistemas saudáveis (ex: cadeias fantasma) estão sendo sugados para o vácuo de rendimento #DeFi do Ethereum. Não há pessoas suficientes a falar de como isto poderia ameaçar a longo prazo os modelos de segurança dessas cadeias de bloqueio…“.

Não está claro como tais influxos de outras correntes podem afetar o preço das moedas Ethereum e DeFi. Mas considerando o tamanho do mercado de „fantasmas“ e moedas improdutivas em relação ao ETH e suas fichas, o movimento poderia causar grandes ondulações no mercado.

As finanças tradicionais podem se envolver

Alguns comentadores foram ainda mais longe que os investidores acima mencionados, argumentando que o dinheiro do setor financeiro tradicional poderia eventualmente entrar na DeFi (e talvez Bitcoin também) à medida que o espaço criptográfico mais amplo se desenvolve.

Max Bronstein, parte da equipe institucional e de empreendimentos da Coinbase, comentou que em um mundo onde há $15 trilhões de dólares fechados em dívidas de rendimento negativo, „a DeFi crescerá exponencialmente“ enquanto houver oportunidades de rendimento relativamente altas.

Su Zhu, CIO da Three Arrows Capital, acrescentou que agora que os bancos podem manter criptografia, eles podem realmente obter rendimento na DeFi para aumentar suas receitas. Se e como isso acontece, porém, ainda não está claro. Mas, considerando que os bancos estão sendo espremidos por receitas à medida que as taxas de juros caem, isso pode não estar fora do reino das possibilidades.